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Amizade com o cliente é a chave do sucesso

Painel 3º EME ABRAVEi
Painel 3º EME ABRAVEi

As trocas de informações entre usuários e empresas têm se mostrando o caminho do sucesso para crescimento aceleração da mobilidade elétrica do Brasil.


Fala galera, beleza??? Gosto de falar sobre o assunto de relacionamento com o cliente em relação a mobilidade elétrica, pois é o que mais me impressiona desde que adquiri o meu primeiro e até agora único carro elétrico.


Já antecipo que a ideia do texto veio através de um grupo de WhatsApp que participo com meus parceiros de live mensal: Renata Correia, João Augusto e João Igor. A amizade que formamos por conta do assunto de mobilidade elétrica é algo tão impressionante que faço questão utilizar como modelo no relacionamento com demais parceiros.


Tenho que agradecer a oportunidade de participar de diversos eventos exatamente por conta da parceria com diversas marcas que construí sem intenções adicionais além de querer contribuir com o amadurecimento da mobilidade elétrica no Brasil.


Mas qual é a importância de uma amizade como modelo de relacionamento entre cliente/empresa? Primeiramente, é fundamental lembrarmos de um verdade icônica: Amigos, amigos, negócios à parte. Concordo que a amizade não deve superar os termos e cláusulas previamente acordados. Mas a comunicação e troca de informações podem e devem beirar a cumplicidade.


Feedback do cliente


Manutenção na JAC Motors
Manutenção na JAC Motors

Adquiri meu JAC iEV40 no primeiro lote trazido pela SHC para o Brasil em 2019. Desde então, a proximidade com a equipe comercial e com a engenharia permitiram que pudesse trazer mais informações sobre os veículos da marca e também feedbacks sobre os mesmo para a melhoria da experiências dos seus clientes. Por diversas vezes, a equipe de engenharia pode antecipar atualizações por conta de observações e relatos compartilhados. Dessa forma, outros clientes são beneficiados por conta das correções preventivas.


Não são poucos os exemplos de marcas que atuam com o mesmo nível de aproximação como o consumidor final. Dentro da ABRAVEi, é comum termos usuários com um perfil mais técnico, que permite a promoção de fonte de informação extremamente relevante às empresas do seguimento.


Marcas como Chevrolet tiveram a sensibilidade de ouvir o consumidor antes mesmo de trazer seu primeiro eletrificado. Ao consultar a ABRAVEi, observaram que trazer o Chevrolet Bolt sem o padrão europeu para o Brasil seria um erro. Trazer o Bolt com CCS/2 foi um dos motivos de sucesso do primeiro lote que tiveram suas vendas esgotadas em pouquíssimo tempo.


Apresentação de produto


GWM no Festival Interlagos
GWM no Festival Interlagos

Já pensando no momento de apresentação do produto, considero como exemplos a serem seguidos a Volvo e GWM, que sempre promovem eventos e uma ambientação incrível a cada novo modelo ou serviços lançado. Tanto em eventos multimarcas, como o Festival Interlagos e Electric Experience, quanto em eventos exclusivos, ambas as marcas oferecem ao público o contato inclusive com a diretoria das empresas para permitir uma troca de informações e opiniões enriquecedoras.


Aliás, se você quer ter a experiência com um carro elétrico além de um test-drive, o app Flou traz a oportunidade usar carros como BYD, Peugeot e Nissan (todos elétricos). Você pode pegar esses veículos em um dos diversos pontos da empresa por São Paulo, Barueri, Campinas e Belo Horizonte.


Você pode consultar a disponibilidade do veículo, o nível da bateria e reservar pelo App. A cobrança é feita por minuto e cobrado direto pelo app, sem a necessidade de falar com ninguém ou pegar filas. Você escolhe o carro, desbloqueia e encerra o aluguel. Fica a dica: Associado Efetivo da ABRAVEi tem desconto no Flou.


Recarga amiga


Visita a ABB
Visita a ABB

Quem é da geração raiz da eletromobilidade e já passou por São Paulo, com certeza já usou o saudoso carregador da antiga sede da ABB no City América, na zona norte. Inclusive, foi lá que tive uma aula sobre a diferença de carregamento em corrente alternada e corrente contínua com o Wilson Morais, EV Charging Infrastructure Manager na ABB Brasil. Wilson nunca se omitiu ao auxiliar os usuários e, por diversas vezes, dedicava-se a atender pessoalmente quando alguém apresentava alguma dificuldade com os equipamentos da ABB. A sede da ABB mudou de lugar, mas a atenção com o consumidor não. Tive a oportunidade de tomar um café no novo escritório e trocarmos "algumas figurinhas".


Melhor que um carregador é a oferta de vários no mesmo local. A Go Electric ficou conhecida com a inauguração do seu primeiro Hub de Carregamento em Santa Rita do Passa Quatro/SP com 5 carregadores, são 10 posições de carregamento simultâneos e com disponibilidade de carregamento de para todos os veículos comercializados no Brasil. Além de promover uma infraestrutura invejável, o cuidado com o sucesso do carregamento é o que norteia o atendimento da Go Electric.

Avaliação no PlugShare
Avaliação no PlugShare

Tanto no Hub de Santa Rita quanto em Cajamar, existem câmeras de monitoramento e comunicação via Alexa nos locais. Como política de excelência, é prática da empresa chamar o usuário pelo sistema de som quando observado alguma dificuldade antes que o próprio cliente procure o suporte técnico. O cuidado prestado ao seu cliente garantem a nota 10 apresentada no Plugshare.


Inclusive, a Go Electric é mais uma empresa que traz vantagens aos Associados Efetivos da ABRAVEi com 10% de cashback dos valores consumidos em recargas no seu App devido ao valor observado que uma associação representativa traz no desenvolvimento do negócio.


Todo relacionamento é uma via de mão dupla


Não é que não haja experiências negativas, mas gosto de ressaltar as experiências positivas para que as mesmas sejam copiadas. Mas se você que ter algo além do que a lei determina, precisa estar disposto a oferecer mais que reclamações. Contribuições e Feedbacks precisam ser desacompanhados de cobranças e imposições, e sim justificadas com os benefícios e vantagens mútuas que vão além do "eu acho que seria bom".


Posso dizer que meu bom relacionamento com a JAC Motors não começou do nada. Sempre tive um bom atendimento da equipe de vendas e pós venda, todavia, em uma das minhas várias visitas às lojas, encontrei com o Sérgio Habib. Comentei do meu projeto e em fase embrionária de trazer informações sobre carro elétrico. Direto como sempre Sérgio Habib havia me dito que eles não tinham orçamento previsto para esse tipo de material. Respondi de volta que eu não buscava dinheiro, mas uma ajuda, pois é do meu interesse que o carro elétrico dê certo.


Foi assim que as primeiras oportunidades de geração de conteúdo surgiram e busco manter o bom relacionamento com todas as marcas com o objetivo de trazer cada vez mais informações com a visão de quem vive a mobilidade elétrica no dia a dia.


Quando falamos em eletromobilidade, esse relacionamento é elevado a um nível pouco observado em outros mercados por ser algo novo, em constante aprimoramento e evolução. As trocas de informações entre usuários e empresas têm se mostrando o caminho do sucesso para crescimento aceleração da mobilidade elétrica do Brasil.


Caso queira ter mais acesso à essas experiências no dia a dia da mobilidade elétrica, fica o convite para conhecer minhas publicações no Instagram e vídeos do YouTube.


Até mais.

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