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Cajamar é escolhida para receber eletroposto com foco no mercado logístico

A Go Electric escolheu a cidade para instalar 2º eletroposto de recarga ultrarrápida. A empresa planeja alcançar 20 eletropostos em rodovias brasileiras até o final de 2024.


A Go Electric – empresa brasileira especializada em soluções para eletromobilidade – já começou as obras de infraestrutura para a implantação do 2º eletroposto da empresa em rodovias brasileiras. A unidade para recarga simultânea ultrarrápida monetizada de veículos eletrificados ficará no km 38 da Rodovia Anhanguera (SP 330), sentido Capital, em Cajamar, região metropolitana de São Paulo. O contrato para o uso da área foi assinado nos primeiros dias de janeiro e a inauguração do eletroposto está prevista para fevereiro próximo.


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O fato de ter se tornado um dos polos logísticos mais importantes do país, com 1,3 milhão de m² de galpões logísticos, foi determinante para que Cajamar fosse escolhida para sediar o 2º eletroposto Go Electric. Para Danilo Guastapaglia, CEO da Go Electric, as empresas de transporte logístico devem acelerar a substituição da frota à combustão por veículos elétricos em pouco tempo, e o acesso à infraestrutura adequada às necessidades das atividades diárias deve potencializar esse movimento, considerado acanhado até então.


“A questão climática é urgente e entendo que as empresas substituirão a frota de veículos à combustão por elétricos. Esse movimento já existe e, apesar de tímido, deve ganhar força em um futuro próximo. E por isso escolhemos Cajamar, cidade que se transformou em um dos principais polos logísticos do Brasil. O papel da Go Electric é tornar esse movimento, de fato, possível, ao oferecer infraestrutura de recarga capaz de atender a demanda”.

O 2º eletroposto Go Electric terá oito estações de recarga, com potência total de 360kW, e garantirá o carregamento dos principais modelos de leves, médios e pesados em circulação no país. Além dos Centros de Distribuição (CD) localizados em Cajamar, o objetivo é atender os motoristas de elétricos do eixo Ribeirão Preto – Capital pela Rodovia Anhanguera.



Além da multiplicidade de conexões, outro diferencial da unidade de Cajamar é que toda a energia consumida no local é 100%, proveniente de placas fotovoltaicas instaladas na cobertura do eletroposto. “Esse também é um diferencial importante não só do ponto de vista da sustentabilidade como de custos operacionais. O mercado livre de oferta de energia nos possibilita a redução do custo energético, o que aumenta a viabilidade dos eletropostos”, diz.


A unidade integra o plano de expansão da marca, que almeja alcançar 20 eletropostos em rodovias brasileiras até o final de 2024. O plano prevê, ao menos, três modelos de negócios como investimento integral Go Electric, parceria entre Go Electric e interessada ou capital 100% de investidor. O montante estimado é de R$ 25 milhões e inclui a elaboração de projetos técnicos, obras de infraestrutura, compra e instalação de equipamentos e licença de software.


O 1º eletroposto Go Electric foi inaugurado em agosto e fica no km 236, sentido capital, também na Rodovia Anhanguera, em Santa Rita do Passa Quatro. O cluster de 524 kW conta com dez pistolas de conexão para carregamento ultrarrápido simultâneo e atende a todos os modelos de veículos elétricos e híbridos em circulação no Brasil.


Setor

A eletromobilidade tem avançado à passos largos e a expectativa é que os carros elétricos representem entre 30% e 50% dos modelos vendidos no Brasil entre cinco e 10 anos. De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), o setor registrou um novo recorde no ano passado com o emplacamento de 93.927 veículos, contra 49.245 em 2022. Há dez anos, em 2013, foram 491. Para 2024, a associação estima cerca de 150 mil emplacamentos. Há cerca de 3,5 mil pontos de recarga públicos e semipúblicos.


Sobre a empresa

A Go Electric faz parte do grupo Orbitec, que atua nos segmentos de energia solar fotovoltaica e térmica e, desde 2019, oferece soluções completas para carregamento de veículos híbridos e elétricos – do projeto de infraestrutura (dimensionamento, integração e comissionamento), passando pela gestão de software, monitoramento operacional e a manutenção do funcionamento.

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