top of page

CUPRA KIRO marca pontos na estreia na Fórmula E

BIE-UK

A mais nova equipe da Fórmula E, CUPRA KIRO, garante o top 10 na estreia da categoria em São Paulo

(Texto Traduzido)


CUPRA KIRO no EPRIX São Paulo
CUPRA KIRO no EPRIX São Paulo

CUPRA KIRO faz estreia no Campeonato Mundial de Fórmula E da FIA no Brasil

Dan Ticktum luta para ficar entre os 10 primeiros no disputado E-Prix de São Paulo para garantir a primeira colocação de pontos da CUPRA KIRO

O novato David Beckmann se recupera do contato e estabelece a volta mais rápida após desempenho promissor


O Relatório

A CUPRA KIRO deu o pontapé inicial em sua temporada de estreia no Campeonato Mundial de Fórmula E da FIA em grande estilo ao garantir uma colocação nos pontos no E-Prix de São Paulo, graças ao oitavo lugar do piloto Dan Ticktum.


Como a mais nova equipe da Fórmula E, a CUPRA KIRO entrou na corrida de abertura da temporada 2024/25 com expectativas conservadoras, mas construiu um momento positivo ao longo do fim de semana após uma série de performances encorajadoras nos treinos.


Essa velocidade evidente, que ficou especialmente clara em 300 kW, impulsionou a confiança da equipe americana rumo à qualificação e, enquanto David ficou em 20º, Dan garantiu o 11º lugar após perder os duelos por apenas 0,075 segundos após lutar com pneus desgastados.


Com os olhos postos no top 10, a dupla garantiu uma largada limpa na corrida e, enquanto Dan caiu para 12º na primeira volta, David avançou uma posição para ficar em 19º.


Um Safety Car precoce, causado por um acidente entre Jake Hughes e Nico Müller, interrompeu brevemente os procedimentos, embora a dupla rapidamente tenha subido na ordem, com Dan aproveitando um grupo agrupado para avançar para os pontos durante a reinicialização.


Ao ativar seu primeiro dos dois Modos de Ataque na volta oito, Dan e David conseguiram subir ainda mais no campo e usaram suas segundas implantações nas voltas 18 e 19 para solidificar suas posições dentro do top 10.


Uma Bandeira Vermelha, que foi trazida por causa de uma paralisação de Jake Dennis, proporcionou mais uma reviravolta na abertura da temporada, e Dan e David alavancaram a segunda largada parada do dia para continuar sua ofensiva no campo.


Infelizmente, após reivindicar o 10º lugar, David sofreu um estalo de sobreviragem e bateu no muro na volta 25 - um incidente que forçou o alemão a parar para reparos com danos na suspensão. Uma segunda bandeira vermelha, no entanto, causada por uma colisão entre Nick Cassidy e Pascal Wehrlein com apenas cinco voltas para o fim, permitiu que o jovem de 24 anos retornasse à corrida.


No sprint final para a bandeira quadriculada, Dan se defendeu com sucesso de um ataque tardio do bicampeão mundial, Jean-Eric Vergne, para manter seu lugar entre os 10 primeiros e entregar à CUPRA KIRO uma histórica primeira colocação nos pontos na Fórmula E.


David, por sua vez, terminou várias voltas atrás devido ao seu incidente anterior, mas fechou a corrida marcando a volta mais rápida para coroar um desempenho altamente promissor.


Cortesia dos quatro pontos de Dan, a CUPRA KIRO está em sexto lugar no Campeonato Mundial de Equipes de Fórmula E. A equipe retomará sua temporada de estreia na Fórmula E em 11 de janeiro de 2025 no lendário Autódromo Hermanos Rodríguez – a casa do E-Prix da Cidade do México.

CUPRA KIRO no EPRIX São Paulo
CUPRA KIRO no EPRIX São Paulo

Ouça a CUPRA KIRO

Alex Hui, diretor da equipe, CUPRA KIRO

“Considerando o curto tempo de resposta que tivemos para reunir tudo para esta temporada, conseguimos terminar entre os 10 primeiros hoje, e é muito gratificante conseguir alguns pontos no placar em nossa primeira oportunidade. No geral, especialmente diante de uma corrida muito caótica, acho que podemos ficar felizes. O novo sistema de tração nas quatro rodas da Fórmula E transformou completamente o uso do Modo Ataque, e isso, junto com os novos pneus mais macios da Hankook, adicionou um elemento estratégico extra no fim de semana que será crítico em todas as corridas desta temporada. Dan, David e a equipe fizeram um excelente trabalho neste fim de semana, e temos uma noção de potencial bruto e uma visão clara do caminho que podemos tomar para desenvolver nosso desempenho. Hoje foi um bom começo, mas temos espaço para fazer ainda melhor, e estou ansioso para a Cidade do México.”

Russell O’Hagan, Diretor de Operações, CUPRA KIRO

“A equipe teve um desempenho sólido neste fim de semana e, neste ponto inicial da temporada, está muito claro que temos um pacote competitivo com o qual podemos lutar. Depois de chegar muito perto de entrar nos duelos na qualificação, Dan fez uma corrida forte hoje e fez um bom trabalho para sair com quatro pontos em oitavo. Depois de uma largada limpa, ele fez um bom progresso durante seu primeiro Modo de Ataque, mas infelizmente teve sua segunda implantação interrompida em cerca de dois minutos com a primeira Bandeira Vermelha, o que foi uma grande perda estratégica para nós. David também teve um bom desempenho como novato em um campo muito competitivo e estava muito perto do top 10 quando bateu no muro. O contato danificou sua suspensão, mas a segunda Bandeira Vermelha nos deu algum tempo para consertar o carro para que pudéssemos voltar à corrida para a fase final para testar alguns itens de redução para compreensão futura. Temos uma boa base estabelecida e há uma sensação de que podemos alcançar muito mais, o que é sempre um sentimento positivo.”

Dan Ticktum, Piloto, CUPRA KIRO

“No geral, um fim de semana mediano. É muito positivo que a equipe tenha se esforçado, e estou feliz por ter um carro com o qual posso lutar. Na qualificação, não acertei muito do meu lado, e não senti que o carro estava na janela certa, e isso refletiu nosso ritmo - não foi terrível, mas não foi bom o suficiente. Na corrida, acho que foi uma combinação de nossa estratégia e muito azar com a Bandeira Vermelha e perder meu Modo de Ataque. Perdi cerca de dois minutos no Modo de Ataque, bem no ponto em que deveríamos começar a forçar, o que foi muito, muito lamentável. Com a tração nas quatro rodas, o Modo de Ataque agora é muito poderoso, e foi uma pena. Acho que poderíamos ter ficado entre os cinco primeiros hoje - os McLarens tiveram muita sorte com a economia de energia e depois com a Bandeira Vermelha. Não foi o nosso dia, mas o que é positivo é que o carro está muito melhor. Deve ser uma boa temporada, e da próxima vez, precisamos apenas de um pouco mais de sorte.”

David Beckmann, Piloto, CUPRA KIRO

“Nossa corrida hoje foi um pouco infeliz, mas tivemos uma boa corrida. Começamos em 20º, e estivemos muito perto dos pontos durante todo o tempo. No começo da corrida, tive algum contato, e isso tornou meu carro um pouco diferente de dirigir, então, depois da Bandeira Vermelha, bati no muro e isso destruiu minha corrida. Mas no final, estou muito feliz. Aprendi muito neste fim de semana, tivemos um bom ritmo, e acho que mostramos um bom potencial. Precisamos apenas de mais sorte na próxima vez, e precisamos nos classificar melhor para evitar o caos no início. Gostei muito de correr em São Paulo, essa é nossa primeira corrida da temporada concluída, e estou ansioso para o México.”

Sobre a Kiro Race Co

A Kiro Race Co é uma equipe de corrida independente comprometida em expandir os limites da tecnologia e competição de veículos elétricos. Nosso nome, Kiro, que significa "luz brilhante", incorpora uma visão para um futuro onde os veículos elétricos são superiores e, portanto, a norma. Esse compromisso se reflete não apenas em nossa pintura vibrante, mas também em nossa dedicação inabalável em acelerar e destacar a adoção do automobilismo elétrico. À medida que o mundo faz a transição para um futuro mais sustentável, a Kiro Race Co está na vanguarda da promoção da inovação e do progresso.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page