A Lola Yamaha ABT completou sua primeira corrida no Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA
Apesar de um fim de semana desafiador, a equipe mostrou primeiros passos positivos na série
Zane Maloney terminou em P12 após uma penalidade de drive through por excesso de potência, enquanto Lucas Di Grassi abandonou a corrida com um problema de software
(Texto Traduzido)
A Lola Yamaha ABT fez sua estreia no Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA em uma emocionante abertura de temporada no circuito Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, hoje. A corrida teve resultados mistos para os pilotos Zane Maloney e Lucas Di Grassi, mas marcou um marco importante para a equipe em sua busca para se tornar uma fabricante candidata ao título.
Tendo se classificado em 19º e 14º, respectivamente, Maloney e Di Grassi navegaram com segurança nas voltas iniciais de uma nova era para o automobilismo elétrico em um dia que viu a Lola retornar à competição de alto nível pela primeira vez desde 2013.
O uso astuto de seu primeiro impulso de Modo de Ataque de 350 kW fez com que o novato Maloney corresse até o quinto lugar na classificação, enquanto a habilidade natural de corrida demonstrada anteriormente na Fórmula 2 permitiu que ele navegasse em uma corrida desgastante que contou com duas bandeiras vermelhas e viu sete outros carros não conseguirem chegar à linha de chegada.
Entre esse número estava o herói local Lucas Di Grassi, que depois de inicialmente mostrar um ritmo promissor, teve o azar de sofrer um problema técnico que o fez abandonar após 5 voltas.
Com Di Grassi fora, coube a Maloney dar à Lola Yamaha ABT sua primeira colocação como fabricante no Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA, cruzando a linha em um respeitável 12º lugar, após uma penalidade de drive through devido ao excesso de potência durante o Modo Ataque.
Lucas Di Grassi disse: "Foi um fim de semana difícil para nossa primeira corrida, pois mostramos algum potencial na qualificação, estando muito próximos de nossos rivais, perdendo os duelos por menos de dois décimos de segundo. Começando do meio do pelotão, tivemos uma boa primeira parte da corrida até termos um problema que nos forçou a abandonar, mas estou muito confiante de que com mais trabalho e mais desenvolvimento, temos um pacote competitivo, o que é importante para as próximas corridas, então temos que continuar trabalhando e manter a cabeça baixa."
Zane Maloney comentou: “Foi minha primeira corrida na Fórmula E e muito caótica, embora tivéssemos uma boa estratégia e a executássemos bem. Tivemos muito azar com certas coisas que estavam sob nosso controle, mas é claro que, como um novo fabricante e uma nova equipe, enfrentaremos dificuldades nos estágios iniciais. Tivemos uma penalidade de drive through que nos fez perder muitas posições, mas, ao mesmo tempo, a equipe fez um trabalho incrível. Continuamos avançando a cada volta e estou ansioso pelo México. Há algumas áreas claras para nós e para mim melhorarmos, e estou feliz por ter meu primeiro gostinho da Fórmula E e poder entender um pouco mais e trabalhar em mim mesmo como piloto para me tornar melhor.”
Mark Preston, Diretor de Automobilismo da Lola Cars, disse: “Foi uma corrida bastante agitada para a Lola em nossa primeira corrida de volta ao automobilismo internacional desde 2013. No geral, fizemos um ótimo trabalho e alcançamos um bom resultado na qualificação com Lucas. Infelizmente, na corrida, tivemos um problema de software com Lucas, o que significou que ele teve que se aposentar, mas temos muito o que esperar, pois ele foi rápido e podemos vê-lo indo ainda mais rápido.
“Zane teve uma corrida bastante agitada e fez um ótimo trabalho, lidando bem com a pressão de chegar em uma série tão diferente de tudo o que ele já fez. Toda a equipe teve um ótimo desempenho neste fim de semana, dadas as dificuldades de entrar na série como um novo fabricante e uma nova equipe. Estamos indo embora felizes, mas com muito trabalho a fazer, podemos ver muito desempenho ainda sobrando na mesa, o que nos deixa animados para o futuro.”
Thomas Biermaier, CEO da ABT, continuou: “Em geral, foi uma corrida difícil para nós, pois Lucas estava em uma boa posição antes que os problemas o parassem. Zane teve uma primeira corrida muito boa, especialmente considerando que nunca é fácil para um novato terminar nesta posição em sua estreia. Em geral, a equipe fez um ótimo trabalho. Claramente ainda há trabalho a ser feito, mas mostramos potencial real e usaremos o que aprendemos aqui neste fim de semana para desenvolver e melhorar para o México.”
A próxima apresentação da equipe será no ano novo, quando a Rodada 2 do campeonato ocorrerá na Cidade do México em 11 de janeiro.
Sobre a Lola Cars Ltd
Fundada em 1958, a Lola Cars é a fabricante de carros de corrida de clientes mais bem-sucedida de todos os tempos e tem mais de 500 vitórias em campeonatos globalmente. Ela está trabalhando para se tornar líder do setor em engenharia sustentável e automobilismo, com foco em três áreas de eletrificação, hidrogênio e combustíveis e materiais sustentáveis. A Lola Cars competirá no Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA a partir da Temporada 11.
Comments