Fala galera, beleza? É incrível como os comentários nas publicações que faço no YouTube e Instagram são as minhas maiores fontes de inspiração. Estou escrevendo esse texto exatamente no dia que o primeiro vídeo sobre meu carro elétrico foi publicado, em 02/11/2019.
De lá para cá, o conteúdo se tornou cada vez mais diversificado e buscando trazer informações mais técnicas conforme vou aprendendo. Entretanto, a maior parte das perguntas continuam as mesmas. O público aumenta e as dúvidas persistem: Qual a autonomia?
Quanto tempo demora para carregar?
Quanto custa carregar? E se a bateria acabar?
Qual a vida útil e quanto custa uma bateria nova?
Não importa quantas vezes essas respostas sejam tratadas, sempre haverá alguém que ainda não sabe o que poderíamos considerar como básico. Por conta disso, surgiu a reflexão: Quem deveria ensinar o básico sobre veículos elétricos?
Claro que as concessionárias e seus vendedores acabam dando uma aula inicial sobre o produto que vendem, mas como aprender tudo que você precisa em 1 ou 2 horas de negociação? Aí que entra a importância do compartilhamento de informações e experiências entre os usuários. Nisso, a ABRAVEi cumpre muito bem o papel de multiplicadora. SAIBA MAIS
Todavia, é um contrassenso esperar que a pessoa compre o carro para depois aprender como usar. Como no caso dos veículos à combustão, saber as particularidades e como operar um veículo elétrico deveria ser matéria obrigatória nas Auto Escolas.
Buscando em um material de uma Auto Escola sobre veículos elétricos, as menções ficam restritas simplesmente à obrigatoriedade que o o Art. 140 do CTB:
A habilitação para conduzir veículo automotor e elétrico será apurada por meio de exames que deverão ser realizados junto ao órgão ou entidade executivos do Estado ou do Distrito Federal, do domicílio ou residência do candidato, ou na sede estadual ou distrital do próprio órgão...
Termos comuns no dia a dia de um condutor de veículo elétrico como plug, tomada, híbrido, carregamento e energia nem mesmo aparecem na apostila do curso. Como podemos esperar que os condutores estejam preparados para a transição?
Vejam que em suas raras menções de um veículo elétrico, ele tratado uma forma equivocada. Afinal, o fato de utilizar um máquina elétrica no lugar de um motor de combustão interna exclui-se o veículo elétrico do que poderia ser considerado um "automotor"?
Ah, mas a frota de veículos elétricos é muito pequena em comparação à frota nacional, por que se importar com isso? É verdade, a frota atual é muito pequena, mas a Auto Escola tem como principal foco os FUTUROS condutores e esses devem ser preparados para os FUTUROS veículos também.
Quando tirei minha habilitação no longínquo ano de 2007, ter um carro automático era raro e praticamente nenhuma Auto Escola se preocupava em ensinar como conduzir esse tipo de veículo. Agora é a vez das Auto Escolas lidarem com uma nova fase do setor automotivo.
Óbvio que a Auto Escola só terá efeito sobre os novos condutores e condutores regressos ao sistema. Todavia, de forma alguma o conhecimento deve ser negligenciado exatamente pelo canal oficial de aprendizagem. Aos demais motoristas, talvez campanhas educacionais através das mídias, com um certo cuidado de curadoria das próprias montadoras seria fundamental. Afinal, para falar besteira, basta um celular e disposição.
Mesmo que você seja cético quanto a adoção dos veículos elétricos ou desacredite que terão um volume relevante, os veículos híbridos e elétricos existem e saber como lidar com eles é imprescindível para todos, principalmente para impedir que notícias falsas acerca da tecnologia tomem o espaço da informação correta.
Até mais
Commentaires