top of page
Foto do escritorThiago Garcia

Quando a tradição anda de mãos dadas com a evolução, o cliente deve sempre ser o norte

Volvo EX30
Volvo EX30

Fala galera, beleza? Tive a oportunidade de participar de mais um evento promovido pela Volvo Cars Brasil. O carro apresentado foi o mesmo, mas experiência evoluiu muito. Pensando na evolução da experiência que gostaria de escrever o texto dessa semana.


No ano passado, fui convidado pela Volvo para participar da apresentação e pré-venda do EX30. Uma oportunidade sem igual que pude compartilhar com muitos colegas e entusiastas. Apesar da grandiosidade do evento, o carro estava em segundo plano, visto o foco era reforçar o compromisso da eletrificação com a América Latina.


Neste ano, o compromisso foi ainda mais marcante, pois tivemos oportunidade de vivenciar a experiência com o EX30 de uma forma muito mais ampla. As primeiras unidades foram entregues aos seus respectivos compradores e as concessionárias foram abarrotadas de veículos para test-drive. E para nós, diversas unidades fuçar em cada comando.

Saída de São Paulo com Volvo EX30
Saída de São Paulo com Volvo EX30

Diferentemente do ano passado, dessa vez tivermos a oportunidade de dirigir o EX30 por circuito de respeito: Fomos da sede da Volvo na Zona Sul de São Paulo à caminho de Campos do Jordão em duplas, que possibilitou muitas trocas de ideias e geração de conteúdo valioso para todos.


Um trajeto de aproximadamente 200 km de ida e 200 km de volta que contou com tráfego pesado, rodovia com velocidade média de 120 km/h e uma serra que parte de 600m para mais de 1600m de altitude com relação ao nível do mar. Com uma variedade de condições, o novo Volvo EX30 se demonstrou bem versátil e com eficiência energética que garante autonomia suficiente para chegar com 36% da bateria.

Viagem de Volvo EX30
Viagem de Volvo EX30

Mesmo sendo a vice-líder em vendas de veículos elétricos no Brasil e detentora de 60% do marketshare de SUV Premium, diria que a Volvo está entrando em uma nova etapa com o modelo EX30. O novo modelo coloca a Volvo no mercado do que chamam de B-SUV, que seria a categoria de Crossovers compactos com até 4,25m, mas com a experiência de um veículo Premium.


Além de trazer um SUV compacto, a Volvo oferece pela primeira vez um mesmo modelo com duas opções de bateria. Tanto a bateria de NMC de 69 kWh quanto a bateria de LFP de 51 kWh são fornecidas pela CATL, a maior fornecedora de baterias para veículos elétricos do mundo com 36,8% do mercado e com as baterias mais inovadoras em relação capacidade de carregamento e tempo de recarga.


Entretanto, a experiência foi muito além de dirigir o carro. Tivemos 2 dias de troca de ideias, observações e opiniões entre diversos profissionais da área de mobilidade e comunicação. Além de jornalistas e influenciadores, a diretoria da Volvo Car Brasil esteve presente por todo o tempo da nossa imersão sobre o produto, nos abastecendo de informações e recebendo feedbacks.

Variedade de Cores de Volvo EX30
Variedade de Cores de Volvo EX30

Somado ao contato com o carro, a possibilidade de conversar com o diretores da Volvo permitiu entender a ideia de produto que estão oferecendo aos seus clientes. Em conversa com o Abdallah Madi, Diretor de Produtos, ficou bem claro que o EX30 estreia uma visão diferente de relacionamento com seu consumidor. O foco passa a ser a "experiência" muito além de um carro. Essa experiência parte do pressuposto de integrar sua rotina ao carro através do sistema Android do veículo com 4 anos de internet 5G, conectividade via App e até sua própria rede carregamento espalhada por mais de 100 locais por todo Brasil.


No bate papo com Eduardo Oshima, Diretor de Pós Venda, a conversa foi em relação ao respeito com o cliente após a sua aquisição. É fato que a maioria da empresas aplicam uma garantia maior sobre a bateria de alta tensão que para o restante do carro, mas foi a primeira vez que ouvi falar em garantia "vitalícia" sobre as peças adquiridas fora da garantia. Funciona assim: se você precisar adquirir alguma peça na concessionária, essa peça não terá tempo limite de garantia enquanto o cliente mantiver a propriedade do veículo. Vale ressaltar que isso não se aplica às peças de desgaste na natural, mas indico consultar para saber mais sobre a Garantia Vitalícia.


Todavia, a conversa que considerei mais enriquecedora foi com o atual presidente da Volvo Car Brasil, Marcello Godoy. Quando questionei sobre o impacto em vendas que a estratégia de eletrificação, Marcello Godoy foi enfático que trata-se de um desejo do seu cliente e Volvo atendeu seus anseios e que sem atender esses anseios, suas vendas não seriam as mesmas.


Faz todo o sentido, vindo de uma empresa que tem a inovação como uma das suas maiores tradições, exemplo disso é a criação do cinto de 3 pontas a mais de 60 anos. Puxando para os dias atuais, a Volvo observou o desejo de seus clientes por um produto mais sustentável. Além de aproveitar a matriz energética brasileira predominantemente limpa, a Volvo se preocupa em utilizar máximo possível de materiais reciclados e recicláveis.


Quando a tradição anda de mãos dadas com a evolução, o cliente deve sempre ser o norte. A evolução está no cerne da Volvo e não poderia ser diferente com o EXC30. Com um público cada vez mais diverso e com interesses diferentes, nem sempre podemos afirmar que "em time que está ganhando, não se mexe".


A Volvo entende que ser considerado um carro extremamente seguro e confiável já não basta para continuar fazendo sucesso. Considero que o EX30 veio para ser mais um marco na renovação constante da Volvo no Brasil, mas essa é a minha humilde opinião. Sugiro buscar umas concessionárias Volvo e tirar suas próprias conclusões.


Até mais.

30 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page