Experiência do Usuário Mobilidade Elétrica - Quando o Cliente Deixa de Ser o Centro para se Tornar o Agente de Transformação
- Thiago Garcia
- 28 de jun.
- 2 min de leitura

No dia 25 de junho, tive a oportunidade de vivenciar uma experiência marcante como vice-presidente da ABRAVEi (Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores), durante a realização do nosso quarto evento: o ABRAVEi SUMMIT 2025, em São Paulo.
Antes de compartilhar os destaques do evento, vale contextualizar brevemente o papel da ABRAVEi. A associação reúne proprietários e usuários de veículos elétricos no Brasil, com o propósito de promover a mobilidade sustentável, atuando como ponte entre consumidores, setor público e iniciativa privada. Nosso foco é acelerar a transição para uma mobilidade de baixa emissão, mais limpa e eficiente.
O ABRAVEi SUMMIT 2025 contou com seis painéis temáticos que abordaram os pontos estratégicos para observação do atual status da mobilidade elétrica:
1. Experiência da Noruega
2. Políticas Públicas
3. Experiências do Usuário
4. Motoristas de Aplicativo
5. Infraestrutura de Recarga
6. Destaques de Veículos Elétricos
Além dos painéis, o evento proporcionou test-drives e troca de experiências entre usuários, especialistas e representantes do setor.
Entre os momentos mais inspiradores, destaco o painel “Experiência do Usuário”, que apresentou a jornada do associado Maurício Barros, que percorreu mais de 18.000 km por seis países da América do Sul com um veículo 100% elétrico — cruzando a Cordilheira dos Andes, o Deserto do Atacama e a Floresta Amazônica. Um verdadeiro exemplo de que a mobilidade elétrica já é uma realidade viável, mesmo em longas distâncias.
Outro painel de grande impacto foi o de “Motoristas de Aplicativo”, que demonstrou como a adoção de veículos elétricos pode transformar vidas — não apenas pela redução de custos operacionais, mas também pela melhoria na qualidade de vida dos motoristas, graças à menor emissão de ruído e poluentes, além do conforto proporcionado pela tecnologia embarcada.
No entanto, foi o painel “Experiência da Noruega” que mais me chamou a atenção. Representantes da Norwegian EV Association (NEVA) compartilharam dados impressionantes: atualmente, 97% dos veículos novos vendidos no país são 100% elétricos, e 80% das recargas são feitas em residências, aproveitando períodos de ociosidade e tarifas mais baixas. O país também está convertendo postos de combustíveis em estações de recarga e garantindo cobertura nacional de infraestrutura.
Graças a políticas públicas consistentes, a Noruega já reduziu em 30% suas emissões de CO₂, com destaque para a capital Oslo.
Mas o ponto mais relevante que trago dessa experiência é a mudança de paradigma: o cliente deixou de ser apenas o centro da estratégia para se tornar o agente de transformação. A mobilidade elétrica só avançou porque o usuário foi ouvido, envolvido e empoderado.
Associações como a ABRAVEi e a NEVA têm papel fundamental nesse processo, pois conectam as necessidades reais dos usuários com soluções práticas e políticas públicas eficazes através da Experiência do Usuário Mobilidade Elétrica.
Fica aqui uma reflexão: Quando foi a última vez que você ouviu, de fato, o seu cliente — seja ele interno ou externo?E mais: você está oferecendo soluções prontas ou está disposto a construir a solução junto com ele?
Evite enquadrar todas as demandas em modelos pré-definidos. O seu cliente pode estar trazendo exatamente a peça que falta para uma transformação verdadeiramente inovadora.
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